Opinião: CORONAVÍROS X ELEIÇÕES 2020

Bom domingo à todos. Como todos sabem, este ano é ano de eleições municipais, quando deveremos escolher os novos prefeitos e vereadores para o quadriênio 2021/2024. Pois bem, os prazos estão sendo cumpridos pelos partidos políticos em consonância com a Legislação Eleitoral vigente e acompanhada pelos TRE e TSE.

Embora prazos estejam sendo cumpridos, por causa da pandemia do Coronavíros, as eleições já estão comprometidas, sendo adiadas de 05 de outubro para 15 de novembro, em primeiro turno. Embora as Convenções Partidárias aconteçam de forma virtual e cartorial para cumprir os prazos, na minha opinião o pleito já está prejudicado devido ao isolamento social, que impede aglomerações e reuniões presenciais.

Ora, todos sabemos que as escolhas das candidaturas majoritárias e proporcionais exigem muitas demarches e nesta situação de pandemia é difícil, devido aos riscos de contágio, principalmente para os pré candidatos com idade de 60 anos ou mais e os portadores de comorbidades. Com a nova lei do financiamento público de campanha, vejo como uma temeridade, na atual conjuntura, o país bancar estas eleições, quando poderiam adiar este pleito para fazer eleições gerais em 2022, com a ampliação dos mandados dos atuais prefeitos e vereadores.

O dinheiro que seria gasto nas eleições seriam destinados ao combate do Covid-19, apaziguava-se os ânimos alterados do período eleitoral neste momento de crise e os atuais prefeitos e vereadores teriam tempo e tranquilidade para concluírem seus mandatos, prejudicados pela Pandemia. Seria salutar que se fizesse imediatamente um movimento nacional com esse objetivo. Assim penso…E você?

(Gilvan Rodrigues Leite, Gestor Público Aposentado).