Valor: MST e MTST migram ações para Estados com governadores de partidos aliados

Desde o início do governo Bolsonaro, o Movimento dos Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) praticamente não realizaram atos. A opção por reduzir de forma considerável suas atuações este ano teve como objetivo evitar o confluto tanto com o governo quanto com agentes não estatais que veem os movimentos como inimigos. Mas, a estratégia foi redirecionada. O MTST, por exemplo, passou a fazer ocupações de terrenos ou imóveis apenas em Estados governadores por aliados ideológicos, concentrando suas ações principalmente no Nordeste. A informação é do jornal Valor Econômico.

Em São Paulo, berço do movimento e onde tem a maior parte dos seus integrantes, o MTST não realizou nenhuma ação concreta e reduziu sua exposição. Já o MST, preferiu esperar. Pela primeira vez em anos, não realizou grande ação para marcar o mês que considera o mais simbólico em sua militância. “Neste ano, o Abril Vermelho ficou concentrado em ações em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde as eleições, em outubro, o MST não realizou nenhuma ocupação de terra efetiva no país, apenas atos simbólicos, como a ocupação temporária de uma fazenda do líder espiritual João de Deus, acusado de estupros”, diz a reportagem do Valor.

No MTST a decisão foi a mesma. “Estávamos preocupados com o discurso de ódio que emergiu na campanha”, diz Guilherme Boulos, o principal líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. No ano passado, ele concorreu à Presidência pelo PSol e obteve, no primeiro turno, 0,58% dos votos válidos; Bolsonaro, por sua vez, teve 46,03%. “Aumentamos nosso esquema de segurança e procuramos mudar nosso eixo de crescimento para o Nordeste”, diz.

Tanto Boulos como o líder do MST, João Pedro Stédile, já vieram ao Rio Grande do Norte em 2019. No caso do segundo, mais de uma vez. Recentemente, Stédile foi até a praia de São Miguel do Gostoso para participar da inauguração de uma capela em um assentamento do MST.

Grande Ponto