Senador do RN participa de manobra do PT para tirar COAF de Sérgio Moro

A comissão mista especial que analisa a medida provisória da reforma administrativa (MP 870/2019) adiou, mais uma vez, a votação do relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A MP foi a primeira editada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e altera a organização dos ministérios e órgãos da Presidência da República. A votação estava prevista para a tarde desta quarta-feira (8), mas a reunião foi suspensa e um novo encontro foi marcado para esta quinta-feira (9), às 9h.

No texto, o relator decidiu manter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça, atendendo a um pedido do governo e do titular da pasta, ministro Sérgio Moro. O órgão faz um trabalho de inteligência financeira por parte do governo federal, sendo responsável pelo rastreamento de transações financeiras atípicas, atuando no combate a casos de corrupção. Mas, a decisão tem sofrido forte resistência de parlamentares do chamado centrão e de oposição ao governo Bolsonaro, entre eles o representante potiguar Jean-Paul Prates (PT).

O petista inclusive protagonizou nesta quarta uma manobra de última hora para tirar o COAF das mãos de Sério Moro. Segundo o portal O Antagonista, o PT decidiu tirar da Comissão que analisa o assunto o senador Telmário Costa (Pros), a favor da proposta, para incluir Jean Paul e assim ter um voto a mais contra a matéria. 

Nas redes sociais, o senador representante do Rio Grande do Norte disse que a “presença do COAF no Ministério da Fazenda não é empecilho algum ao combate à corrupção. Ao contrário: a sua realocação para o Ministério da Justiça concentra atribuições que deveriam ser concorrentes (financeira/técnica com jurídico/penal) e prejudica o controle das atividades financeiras. Para quem gosta de modelos norteamericanos, o equivalente ao COAF lá é a Financial Crimed Enforcement Network (FinCEN)”.

Grande Ponto