Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha

A prisão diminuiu o eleitorado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), aumentou a Uma pesquisa divulgada neste domingo (15/04) pelo instituto Datafolha mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu votos após a prisão e coloca Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) em empate técnico na liderança da corrida ao Planalto, num cenário eleitoral sem o petista.

Nesse cenário, em que Fernando Haddad entraria no lugar de Lula, Bolsonaro teria 17% das intenções de voto, contra 15% de Marina – a margem de erro é de dois pontos. Eles seriam seguidos por Joaquim Barbosa (PSB), que chega a 10% mesmo sem ser candidato, e Ciro Gomes (PDT), que teria até 9%.

Ainda com essa mesma constelação de candidatos, Geraldo Alckmin aparece com até 8%, e Haddad com apenas 2%, o que reflete o atual dilema do PT: o partido ainda mantém o ex-presidente como pré-candidato, mas, nos bastidores, debata-se alternativas.

A pesquisa do Datafolha, feita entre quarta-feira e sexta-feira passadas, mostra que Lula candidato ainda lideraria a corrida, nas com até 31% dos votos. Em janeiro, data da anterior sondagem do instituto, o ex-presidente tinha 37%.