Na conversa de Robinson e o filho com a cúpula tucana: apoio a reeleição e ‘parada’ na votação das contas rejeitas pelo TCE

A tensão marcou o dia de ontem, 18, em Brasília, nas horas que antecederam a reunião política entre o governador Robinson Faria, seu filho deputado Fábio Faria e lideranças estaduais e nacionais do PSDB.

Durante o dia chegou à notícia de que Geraldo Alckmin não iria ao encontro, por compromissos em SP.

O alvoroço instalou-se na área política ligada ao promotor do jantar, deputado Fábio Faria.
A ausência de Alckmin seria a prova do desprestígio ao seu pai Robinson Faria, que se articula com “unhas e dentes” nas cúpulas políticas (junto ao povo não se sabe, ainda), com o objetivo de ser reeleito para o governo estadual.

A pressão para confirmar a presença de Alckmin foi feita, com o uso de todos os instrumentos e meios, que “ultimamente” estão sendo utilizados por Fábio Faria no processo eleitoral estadual, na condição de genro de Sílvio Santos e representante do SBT, poderoso grupo nacional de telecomunicação.

Deu certo.
Kassab convenceu Alckmin a comparecer, até porque não “pegava bem” alegar compromisso de última hora em SP, quando ele confirmara sua vinda ao jantar com Fábio há dias.
Até agora, nada se sabe o que foi decidido no encontro.

Todavia, um tema que atormenta o governador Robinson Faria esteve na pauta da “conversa”, além do apoio do PSDB à sua reeleição.

Falou-se sobre a posição do deputado Gustavo Fernandes (PSDB), cobrando a apreciação das contas de Robinson no exercício de 2016.

Sabe-se que, se as contas forem rejeitadas na Assembleia é porque houve crime de responsabilidade.

E aí abre caminho para discussão do impeachment do governador e do vice (que assumiu o governo em períodos anteriores, sendo a mesma situação de Dornelles no RJ), o que seria uma “espada de Dâmocles” na cabeça de Robinson e Fábio, durante a campanha eleitoral próxima.
Além do mais, confirmada a rejeição na Assembleia, governador e vice poderiam ficar inelegíveis por oito anos.

A sanção é prevista pela Lei da Ficha Limpa.

Entretanto, cabe frisar que, o texto da Lei da Ficha Limpa possui uma particularidade.
A norma estabelece que a punição somente se aplique em decorrência de atos dolosos (isto é, quando há intenção).

Blog do Ney Lopes