Deputados do centrão avaliam abandonar Rodrigo Maia se a pressão contra ele crescer

Informações obtidas com exclusividade por O Congressista apontam que o apoio a Rodrigo Maia dentro do Congresso está caindo. Entre os deputados do centrão, a medida que a pressão popular passe a focar exclusivamente na figura do presidente da Câmara, a tendência é que Maia comece a ser abandonado, perdendo capilaridade junto a esse grupo.

Os deputados que se classificam como independentes, como os do NOVO e do PODEMOS, por exemplo, admitem abertamente a preferência por uma troca no comando da Câmara, juntando-se ao mesmo posicionamento dos deputados apoiadores de Bolsonaro.

E, segundo fontes, é justamente esse risco que está deixando o presidente da Câmara mais furioso fazendo-o partir para ataques contra o Governo, como na votação do “Orçamento de Guerra”. As fontes também revelaram que Rodrigo Maia demonstra estar bastante preocupado em deixar o comando da Casa, perder os holofotes da mídia, cair no esquecimento e tornar-se um político insignificante.

Nesta segunda, líderes partidários cancelaram reunião que teriam com Rodrigo Maia. E o próprio presidente da Câmara cancelou uma live que faria com repórteres do jornal Folha de S. Paulo, evidenciando que o clima no Congresso ficou turbulento.

Também nesta segunda, o deputado federal Diego Garcia, do PODEMOS do Paraná, usou sua conta oficial no Twitter e no Facebook para pedir o afastamento de Rodrigo Maia. Embora ele não tenha deixado claro, fontes ligadas a outros deputados federais informaram a O Congressista que nos próximos dias deve ser oficializado um movimento reunindo parlamentares de vários partidos pedindo a queda de Maia da presidência da Câmara.

Wilson Oliveira/O Congressista