Análise: Ibope crescimento de Carlos Eduardo de cerca de 50%, na comparação com a votação do 1º turno

Ney Lopes
A pesquisa do IBOPE divulgada pela TV Cabugi confirma o crescimento médio de Carlos Eduardo no percentual de 50%, se considerado o resultado oficial de 3 de outubro e os índices indicados agora, nas últimas pesquisas, que o distanciam da petista, no segundo turno.

Na primeira semana do primeiro turno, Carlos Eduardo reduziu de 13.72% do resultado oficial de votos válidos para menos de 8% a sua distancia de Fátima Bezerra, o que significa dizer, cresceu mais de 45%.

Incluindo os votos brancos, nulos e abstenção, o crescimento de Carlos Eduardo é ainda maior, pois é reduzido para apenas 6% de Fátima e dá empate técnico, como divulgado na TV Cabugi.

Se o candidato do PDT mantiver o ritmo de crescimento nas duas próximas semanas, Fátima Bezerra teria que crescer substancialmente na massa de votos correspondente a 1.098.465 eleitores, que não votaram nem nela, nem em Carlos Eduardo, no primeiro turno, sendo 346.461 sufrágios dos candidatos que não ficaram para o segundo turno; 406.098 da abstenção e 259.795 nulos.

Como quem tem demonstrado tendência de crescimento é Carlos Eduardo há o risco de Fátima Bezerra absorver o desgaste do seu partido a nível nacional, com a queda vertiginosa de Haddad e o aumento de sua rejeição, a nível nacional.

Afinal, o RN é Brasil e não ficará distante desse desgaste petista. Mesmo assim, a eleição continua muito disputada, ninguém nega. Todavia, também não se pode negar que Carlos Eduardo demonstra avanços no eleitorado que não sufragou o seu nome, no primeiro turno.

Se alguém tem que comemorar as primeiras pesquisas do primeiro turno seria Carlos Eduardo.
Entretanto, Fátima Bezerra não pode ser considerada derrotada. Continua na disputa, porém em processo de definhamento eleitoral.
É aguardar o desfecho final.