Polícia portuguesa apreende mais de uma tonelada de cocaína em barco que saiu de Natal

A polícia de Portugal apreendeu 1.102 quilos de cocaína a bordo de um barco de pesca que saiu de Natal, segundo a Receita Federal. Sete brasileiros que estavam na embarcação foram presos. A apreensão aconteceu entre Cabo Verde e os Açores no último fim de semana e foi divulgada na última terça-feira, 4, pelas autoridades estrangeiras.

As autoridades portuguesas teriam chegado à embarcação através de informações da Polícia Federal do Brasil. Trata-se de um barco pesqueiro de pequeno porte, localizado pela Força Aérea de Portugal, e posteriormente acionada a Marinha daquele país. Ainda de acordo com a Receita Federal, é desconhecido se a droga foi embarcada na costa de Natal ou em alto-mar. As investigações são de responsabilidade da polícia portuguesa.

A cocaína estava empacotada em 50 bolsas de tecido e provavelmente estava destinada ao mercado europeu. A polícia portuguesa informou à agência Reuters que ela estava dentro de um compartimento especialmente projeto e de difícil acesso da embarcação.

Intitulada “Areia Branca”, a operação anti-drogas teve início após uma troca de informações entre autoridades brasileiras e portuguesas e foi assistida pelo órgão norte-americano Drug Enforcement Administration (DEA) e pela britânica National Crime Agency.

Nos últimos meses, Natal se tornou uma das três principais rotas marítimas de cocaína, segundo a Polícia Federal. São pelo menos 13 toneladas da droga apreendidas em contêineres de frutas exportados através do Porto de Natal entre outubro do ano passado e maio deste ano.

TN