PF prende chefe de quadrilha que enviava cocaína em contêineres para Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 10, uma operação contra o tráfico internacional de drogas. Batizada de Aegir, a ação, que conta com o apoio da Capitania dos Portos/RJ, Aeronáutica e Receita Federal, mira um grupo que “contaminava” contêineres do Cais do Porto, na Zona Portuária, com cocaína, com o objetivo de enviar o entorpecente para a Europa.

Até às 12h, nove pessoas haviam sido presas, entre estivadores e funcionários da concessionária que administra o Porto do Rio. Os detidos foram encaminhados à sede da PF no Rio, na Praça Mauá.

Segundo a PF, o chefe da quadrilha foi preso em Natal, no Rio Grande do Norte, nesta manhã. Um outro membro do grupo foi detido em João Pessoa, na Paraíba. Ao todo, 200 policiais federais cumprem 40 mandados, sendo:
– 15 de prisão e 18 de busca e apreensão no Rio de Janeiro;
– 2 de prisão e 3 de busca e apreensão em Natal, no Rio Grande do Norte;
– 1 de prisão e 1 de busca e apreensão em João Pessoa, na Paraíba.

De acordo com as investigações, a quadrilha operava no tráfico internacional pelo método conhecido como “içamento” ou “pescaria”, que consiste em levar a carga de drogas para dentro de navios ancorados nos portos, permitindo que os estivadores que estão no convés das embarcações transbordem a droga com o auxílio de cordas e “contaminem” os contêineres que haviam sido previamente escolhidos de acordo com o destino da remessa de cocaína.

Ainda de acordo um PF, um flagrante foi feito no Porto do Rio na noite da última terça-feira, 9. Na ação, 78 kg de cocaína pura foram apreendidos. Segundo os agentes, as empresas prejudicadas pela quadrilha não sabiam do esquema.

O Dia