OMS classifica América do Sul novo epicentro da covid-19

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a América do Sul como ‘um novo epicentro” da pandemia de covid-19. Ryan destacou que o Brasil é o local mais afetado da região e alertou para a situação no Amazonas, que registra uma das maiores taxas de incidência do País.

“A maioria dos casos é da região de São Paulo, mas também Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pernambuco estão sendo afetados”, disse Ryan. “Mas em termos de taxas de ataque, as mais altas estão, na verdade, no Amazonas: cerca de 490 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta”, comentou.

“De certa forma, a América do Sul se tornou um novo epicentro para a doença, vimos muitos países sul-americanos com aumento do número de casos, e claramente há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento”, declarou Ryan.

Além de chamar a atenção para os casos no Brasil, o diretor voltou a ressaltar os riscos do uso da cloroquina no tratamento de pacientes do novo coronavírus.

“Sabemos que o governo aprovou o uso da cloroquina para um uso mais abrangente, mas, de acordo com as revisões sistemáticas da OMS, as evidências clínicas não apoiam o uso para tratamento da covid-19. Não antes que tenhamos resultados dos estudos em andamento”, disse. Com informações de G1.