Território do Mato Grande recebe capacitação em gestão compartilhada de águas

s organizações beneficiárias dos subprojetos de acesso à água do território do Mato Grande, viabilizados pelo Governo do RN com recursos do Governo Cidadão, e representantes de assistências técnicas que apoiam a execução, receberam capacitação em gestão compartilhada de recursos hídricos, nesta quarta-feira (12), em João Câmara.

O encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, com o auxílio do engenheiro sanitarista e consultor do Banco Mundial, Wilson Rocha, que tem experiência em implementação no ‘Modelo de Gestão Compartilhada de Águas’ em todo o Brasil, Paraguai e Colômbia.

Durante a qualificação foi apresentado um modelo que visa regular todo o mecanismo de gerenciamento compartilhado de águas das comunidades do território, garantindo a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados de forma autossustentável.

“Essas capacitações vão permitir que os beneficiários tenham controle no gerenciamento das águas, norteando a gestão dos sistemas em suas comunidades. Por isso, é importante que esse trabalho seja desenvolvido a partir de muitas discussões, de forma participativa, para que o modelo a ser adotado seja adequado às realidades dessas associações”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.

A partir do que orienta a qualificação, a gestão hídrica ficará sob a responsabilidade das comunidades, podendo cada uma delas, separadamente, optar por uma parceria com a Central de Águas e Esgotos (CAERN), no que diz respeito à manutenção e gerenciamento dos equipamentos que pertencem à central.