Novos conselheiros tutelares tomam posse em João Câmara

Na noite da última sexta-feira(10), foi realizada a cerimônia de diplomação e posse dos cinco novos conselheiros tutelares, eleitos por meio de voto popular em outubro do ano passado. Conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) com o apoio da Prefeitura Municipal de João Câmara.

A solenidade aconteceu no auditório do IFRN – Campus João Câmara. Estiveram presentes o prefeito municipal, vereadores, padre Josino, autoridades municipais, e os familiares e amigos dos anfitriões da noite.

O Prefeito Manoel empossou os novos conselheiros tutelares que terão a missão de garantir os direitos e deveres relativos às crianças e adolescentes de João Câmara, para que sejam preservados e pautados de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislações correlatas.

O mandato será de quatro anos que ocorrerá entre 2020 e 2024. Os cinco novos conselheiros tutelares empossados são: Thiago Augusto; Suzana Kaline; Vilma; Dalva Maria e Luilson Santos.

” Precisamos defender o nosso conselho tutelar, que é muitas das vezes o para-choque de violações de direitos de crianças e adolescentes. E que um dos principais desafios do novo Conselho Tutelar, é esclarecer para a população o que é de fato a função de conselheiro tutelar. Esse foi o maior processo de escolha que tivemos, e por isso precisamos cada vez mais ter um conselho tutelar forte e atuante “, disse Marcos Júnior, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Solenidade foi marcada pelos avanços da política da infância e adolescência que o Município teve nesses últimos anos, dentre eles destaque nacional e internacional do Selo Unicef. Outros programas como: Fora da Escola Não Pode; Prefeito Amigo da Criança; Criança Feliz e o FIA – Fundo da Infância e Adolescência.

” O conselho tutelar é um órgão bastante importante para a rede de proteção de crianças e adolescentes. Agora é trabalhar em defesa do maior patrimônio de nosso município e por isso, tenham sempre a Prefeitura Municipal de João Câmara como aliada, para proteger os direitos humanos de nossas crianças e adolescentes “, finalizou o Prefeito Manoel Bernado.