Covid-19: As providências em João Câmara e o drama em Areia Branca

Pro Gilvan Leite

Acabei de ver a live do prefeito de João Câmara RN, Manoel Bernardo, visivelmente preocupado com a situação do aumento dos casos do Coronavíros (ver boletim anexo), mas notei também o desconforto dele para tomar as decisões para aumentar o isolamento social. Infelizmente nosso povo é muito incompreensivo e não colabora com os gestores, nem aceitam as medidas restritivas e necessárias. Há muito que se faz necessário restringir o trânsito de pessoas na rua, nas esquinas, nos bares, e outros estabelecimentos.

As últimas feiras acontecidas por mais organizadas que tenham sido, trouxeram mais prejuízos que lucros, inclusive pelas intensas chuvas caídas exatamente no período da feira, aumentando significadamente o aumento dos riscos sanitários. Sua suspensão por um período delimitado já se fazia mais que necessário, pois o vírus COVID não respeita ninguém, é um inimigo invisível e de difícil controle. Ele está em todos os lugares, contaminando e matando. Vejam o exemplo da situação da cidade de Areia Branca (ver boletim anexo) que já fugiu do controle e até hoje à noite de 26.05.2020 já contabiliza 20 óbitos por Covid-19, fora os casos de óbitos esperando confirmação.

Com uma população de 27.774 habitantes, bem inferior aos 34.955 habitantes de João Câmara, Areia Branca percentualmente é detentor do maior número de caos de suspeitos infectados e de óbitos pela doença no RN. Imaginem o que poderá acontecer em João Câmara, se perdermos o controle da situação. Parabéns prefeito por suspender momentaneamente a Feira Livre e tomar outras medidas restritivas para impedir o avanço de casos, pois nosso Hospital Regional João Câmara, apesar de possuir um excelente quadro funcional, não possui UTI, nem estrutura para atendimento aos infectados por Covid-19.

Melhor pecar pelo excesso que pela falta. Parabéns prefeito e parabéns à todos os profissionais da área da saúde envolvidos na batalha pela vida!