aúde para todos: vereador Fernando Guilherme incentiva implantação da Central de Ambulância de João Câmara

Na última sessão (13/08) da câmara municipal de João Câmara RN, o vereador Fernando Guilherme-DEM fez referência a necessidade do município em implantar os serviços de uma Central de Ambulâncias para as demandas em urgência do município, principalmente um serviço integrado com a zona rural. O vereador lembrou que o SAMU tem sua importância, porém ainda é um serviço burocratizado em tratando-se da solicitação e a execução do atendimento, situação ainda mais complexa se a demanda for da zona rural, das comunidades mais longínquas.

Atualmente o município conta com várias ambulâncias, das quais, três são semi-novas, adquiridas na última gestão que foi interrompida em decorrência da cassação do então prefeito Maurício.

Tratando-se de urgência e emergência o mato grande conta apenas com o SAMU, o município seria um dos poucos do RN em implantar este serviço, principalmente atendendo comunidades longínquas, onde não teem facilidades em deslocamentos nem em solicitação de transporte para atendimento médico em urgência, seria um suporte importante ao serviço do SAMU.

“Este serviço traria um impulso significativo na qualidade dos atendimentos em urgência no município, são muitas as pessoas de comunidades rurais que sofrem com essa deficiência de transporte, as vezes para casos mais simples como picos de hipertensão e alguns traumas, casos pouco diferentes da realidade diária do SAMU.” Disse o vereador.

O edil ainda colocou que este serviço deve está interligado a todas as comunidades rurais através de um telefone fixo e celular, específicos para a solicitação do serviço e, que caberia a secretaria municipal de Saúde a elaboração de critérios e regulamentação do funcionamento da Central.

A proposta do vereador Fernando Guilherme foi aprovada por unanimidade, bastante elogiada por todos os parlamentares presentes, agora é aguardar a execução por parte do prefeito Manoel Bernardo que segundo o vereador Fernando Guilherme, o prefeito já é sensível a ideia que quase foi implantada na gestão do ex prefeito, onde Manoel foi secretário de saúde.