Artigo: Das eleições do Conselho Tutelar de João Câmara

Por Gilvan Leite

Neste domingo que passou fui às urnas exercer meu direito de cidadão, votando para escolher os cinco representantes responsáveis pela política da defesa das crianças e dos adolescentes. Vi na Escola Municipal Cícero Varela uma multidão nunca vista, filas quilométricas e causou-me surpresa tamanha presença, pois fui Secretário do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e nunca vi tamanha manifestação, tamanha presença de eleitores.

Então lendo aqui um texto anônimo na internet, tomo a liberdade de replicar, por ser exatamente o que pensei, e é, ou foi exatamente o que aconteceu, pois acordei de ressaca, mas uma ressaca diferente. Pensava que a ressaca só tinha origem na mistura de bebidas, mas infelizmente vejo que não. Hoje amanheci com uma ressaca por ter assistido, incrédulo, as eleições para o Conselho Tutelar.

Ressaca de ver e constatar que a classe política feriu de morte um processo que visava à escolha de cidadãos de bem para cuidar e proteger nossas crianças. Ressaca de ver que a bandidagem da política destrói um processo de escolha que deveria se nortear em princípios nobres e identificados com o bem-estar das crianças e adolescentes.

Ressaca de mim mesmo, desse meu jeito sonhador, dessa minha vontade de consertar o mundo, dessa busca incessante de fazer as coisas visando tão somente o bem comum.

Ressaca da hipocrisia, da falsidade, da mentira dita como se fosse verdade. Ressaca da angústia existente no peito, da dor que habita a alma. Ressaca das pessoas que fizeram dessa eleição, para eleger os conselheiros, uma verdadeira ofensa aos princípios que deveriam prevalecer em tudo que se refere a inocência de milhares de crianças e adolescentes que precisam de apoio da nossa sociedade.

Ressaca da maldade disfarçada, da ingenuidade dissimulada, da ingratidão, do egoísmo das pessoas que nunca aprenderão a amar. Ressaca de ver que os políticos transformaram uma eleição, que deveria ser pura, em um embate político tão sujo quanto àqueles que permanecem nos porões apodrecidos da política brasileira.

Que Deus proteja as nossas crianças e que em 2020, o povo diga NÃO aos políticos profissionais.

*GILVAN RODRIGUES LEITE, ex Secretário do CONDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Câmara RN.