Pureza: Ricardo Brito lidera a disputa com 45,4% das intenções de voto; pesquisa Agora Sei/BG

16/04/2024 11:57 am

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, no município de Pureza, mostra Ricardo Brito liderando a corrida sucessória naquele município da microrregião do Litoral Nordeste Potiguar.

De acordo com os números da pesquisa, na questão estimulada ele surge com 45,4% das intenções de voto. Já o seu provável adversário, Kayrim Medeiros, é citado por 35,7% dos das pessoas entrevistadas.

Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 3,4%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 15,5%.

Sobre a pesquisa – A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp

Fonte: Blog do BG


Cantora sertaneja morre em grave acidente de carro em rodovia

16/04/2024 11:05 am

 Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Lígia Fernanda Gonçalves, conhecida como Nanda Ferraz, 34, morreu em um acidente de carro na rodovia Luiz Carlos Brandolezzi, na região de São José do Rio Preto (SP), neste domingo (14).

Nanda estava sozinha no veículo, quando perdeu o controle da direção e capotou. Ela morreu no local. As informações foram repassadas pela Polícia Civil de São Paulo.

Causas do acidente não foram reveladas. Peritos do Instituto de Criminalística foram acionados e estiveram no local para colher evidências e determinar o que causou o acidente.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp

(mais…)

São Miguel do Gostoso sedia entre 25 e 28 de abril a abertura oficial da Semana Criativa de Gostoso

16/04/2024 10:45 am

Um evento que pretende envolver a comunidade e instigar seus participantes rumo à criatividade e a inovação, esta é a premissa da Semana Criativa de Gostoso, que terá sua abertura oficial em um super evento que acontecerá de 25 a 28 de abril, em São Miguel do Gostoso.

Neste primeiro encontro, com o título “Raizes”, irão se reunir articuladores locais, a comunidade e um convidado especial para cada um dos eixos temáticos, que serão englobados no evento: gastronomia, arquitetura / urbanismo, artesanato / moda autoral e literaturasaúde e sustentabilidade. Serão eixos transversais durante todo o evento. Juntos terão o objetivo de definir a temática que será desenvolvida durante a jornada criativa ao longo de todo ano de 2024.

Após isso, cada um dos eixos temáticos terá encontros com especialistas renomados de cada área, denominados de masters, que orientarão os participantes, visando enriquecer a experiência dos visitantes e turistas em São Miguel do Gostoso, fortalecendo ainda mais a visão de destino cultural rico e vibrante.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp

(mais…)

Filas para cancelar contribuição sindical se repetem pelo país

16/04/2024 10:36 am

Foto: Rovena Rosa/Agência Brail

As imagens de trabalhadores hora a fio na fila para cancelar a contribuição sindical — no município de São Gonçalo (RJ) na última sexta-feira (12) — vêm se tornando rotina no país. 

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, no ano passado, como constitucional a cobrança da chamada contribuição assistencial — que na prática substitui o extinto imposto sindical — dos trabalhadores, sejam eles filiados ou não, há registros de perrengues aos quais aqueles que não desejam ter o valor descontado do salário têm que passar, em várias partes do país. 

Ocorre que, além de julgar como constitucional a cobrança, o STF inverteu a lógica estabelecida no texto da reforma trabalhista, aprovada em 2017. É o que explica o advogado trabalhista Pedro Maciel. 

(mais…)

Pedra Grande segue em 1° lugar em imunização contra influenza

16/04/2024 10:26 am

Neste sábado 13/04, a Secretaria de Saúde realizou a campanha Nacional de imunização contra a Influenza em Pedra Grande, onde conseguiu com sucesso zera as doses disponíveis para aplicação.

A vacinação ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e de Enxu Queimado, e antes das 14:00 horas nossas salas de vacinação foram fechadas pelo sucesso na aplicação da imunização.

A vacinação segue a “todos os grupos prioritários” e vocês podem acompanhar pelo perfil da @smspedragrande diariamente.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp


Piso da Enfermagem: profissionais da saúde vão além das paralisações e buscam mediação junto ao MPT

16/04/2024 10:17 am

Foto: TÂnia Rego/Agência Brasil

Não são apenas as paralisações que os enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem promovem para reivindicar o pagamento do piso salarial. Alguns representantes dos trabalhadores estão optando por diferentes formas de cobrar o repasse e apontar irregularidades, como, por exemplo, o sindicato estadual dos enfermeiros da Bahia (SEEB).

A presidente, Alessandra Gadelha, conta que estão com o projeto Seeb itinerante, que vai até as unidades para identificar problemas e dialogar com a categoria que estão representando. Eles pretendem levar as reclamações ao Ministério do Trabalho.

“Nós catalogamos todas as denúncias que chegaram nos nossos canais, inclusive daquelas vindas através do Ministério Público do Trabalho (MPT). Fizemos uma planilha com todos os dados, como: fato denunciado, empresa e município. Estamos em contato com o MPT para filtrar os dados e definir as condutas”, repassa.

(mais…)

Pedra Grande: Beneficiários do Bolsa Família participam de Curso de Gestão Logística

16/04/2024 9:44 am

O Governo de Pedra Grande em parceria com a FUNCERN e Governo do Estado está ofertando, através do Programa RN Capacita um curso de Gestão Logistica, qualificando 36 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O curso é ministrado através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS no distrito de Enxu Queimado.

Ao término do curso, os beneficiários sairão qualificado para o acesso ao mercado de trabalho.


IDIARN antecipa a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa do RN para abril

16/04/2024 8:31 am

Foto:IDIARN divulgação

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou a antecipação da vacinação contra a Febre Aftosa para bovinos e bubalinos de todas as idades, começando hoje (15) até o dia 30 deste mês.

Essa será a última campanha antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, para que o RN seja considerado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A meta é imunizar mais de 90% do rebanho, até o fim da campanha, no final de abril. A declaração dos animais deve ser feita até o dia 15 de maio.

A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos.

(mais…)

Polícia age para conter briga entre detentos em penitenciária no RN

16/04/2024 7:34 am

Foto: Adriano Abreu

Uma briga entre três detentos foi registrada durante a manhã desta segunda-feira (15) na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, localizada na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a Polícia Penal precisou agir.

Ainda conforme informações do Seap, o caso ocorreu por volta das 10h. Dois privados de liberdade receberam atendimento médico na unidade de saúde prisional da penitenciária. Outro foi encaminhado à Unidade Básica de Saúde. Todos com ferimentos leves e sem risco de morte.

A Polícia Penal identificou os envolvidos e adotou as providências que o caso requer. A SEAP apura as causas da alteração. A Ouvidoria do Sistema Penitenciário também foi acionada.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp

Tribuna do Norte


Solenidade na ALRN homenageia pessoas que atuam pela conscientização do Autismo

16/04/2024 7:24 am

Foto: João Gilberto

Fazendo alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB), promoveu nesta segunda-feira (15) sessão solene que homenageou agentes que atuam em favor da causa. Com bandeira parlamentar voltada para a inclusão, o deputado enalteceu a colaboração de cada um.

“Pessoalmente abracei a causa da inclusão, a defesa intransigente para assegurar os direitos já validados e ampliar os direitos ainda a serem conquistados, esse é um propósito que move o meu ser e muito me emociona. Esta Casa Legislativa hoje abre suas portas para reverenciar um grupo de pessoas que é exemplo para todos nós. Gente que abraçou a causa da inclusão por dela fazer parte ou por estar integrada pelo sentimento de igualdade, cidadania e, sobretudo, humanidade. Aplaudimos hoje o espírito de luta, o empreendedorismo social, o fazer a diferença pelo outro e para o outro”, disse Kleber. 

Em discurso na tribuna do Plenário Clóvis Mota, o parlamentar enalteceu a contribuição da Casa Legislativa e reconheceu as conquistas recentes no tocante ao tema.

(mais…)

Noiva morre afogada em piscina durante a festa de casamento

16/04/2024 7:16 am

Foto: reprodução

Uma mulher de 38 anos morreu afogada no domingo (14) na piscina de uma chácara em Limeira, interior de São Paulo, enquanto participava da festa do próprio casamento.

Elisangela Gazzano dos Santos Soares dançava perto da borda da piscina, quando se desequilibrou e caiu na água. Sem saber nadar, ela começou a se debater. Amigos e familiares tentaram socorrê-la, mas não conseguiram, segundo informou a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

O Samu foi acionado e levou a vítima ainda com vida para o hospital, mas ela não resistiu. O caso foi registrado como morte acidental na Delegacia de Polícia de Limeira. A festa havia sido realizada para comemorar o aniversário de uma filha, além do casamento, realizado horas antes. 

(mais…)

Lajes: Praça em homenagem à primeira prefeita da América Latina terá investimento de R$ 305,9 mil

16/04/2024 6:53 am

Alzira Soriano – Foto; reprodução

A edificação de um logradouro público cujo propósito será homenagear Luiza Alzira Teixeira Soriano (foto), primeira prefeita eleita constitucionalmente no município, do Brasil e da América Latina, foi objeto da Concorrência Eletrônica nº 001/2024, cujo termo de adjudicação e homologação, assinado pelo prefeito de Lajes, Felipe Ferreira de Menezes Araújo, que teve divulgação sábado (13) no Diário Oficial do Estado.

A referida praça será construída no bairro São Judas Tadeu, espaço público localizado nas proximidades da rodovia federal BR-304.

A obra de engenharia será executada pela empresa Avelino Lacerda Engenharia e Consultoria Ltda., que venceu a licitação com uma proposta de R$ 305.900,00. Com informações do blog Pauta Aberta


PSDB terá empreendedora Larissa Almeida como pré-candidata em Serra Negra

16/04/2024 6:36 am

Foto: Divulgação

Ela é mãe, jovem, aguerrida e empresária bem sucedida: Larissa Almeida foi lançada em evento do PSDB como pré-candidata a prefeita de Serra Negra do Norte.  Ela é dona de um carisma invejável, e gosta de mostrar o que pensa. Cheia de ideias inovadoras, Larissa vai concorrer pela primeira vez. Ela ainda é graduada em designer de moda e tem MBA em marketing e publicidade.

Larissa fez história de empreendedorismo como diretora da Bonés WRL, que tem mais de 50 milhões de bonés fabricados para todo Brasil. É hoje uma das maiores fábricas do Nordeste e que gera emprego e renda para a população de Serra Negra, na região Seridó.

“Estamos pronta para luta. Com a experiência de empresária e visão que temos para ajudar o desenvolvimento desta querida terra, atendo o chamamento popular e vamos sim conversar com a população sobre novos projetos e continuar as obras e o crescimento que Serginho iniciou nos últimos anos”, afirmou Larissa.

(mais…)

Policiais Civis do RN decidem suspender Diárias Operacionais e realizam ato nesta terça-feira

16/04/2024 6:29 am

Foto: reprodução

Durante mobilização geral deflagrada nesta segunda-feira, 15, os Policiais Civis do RN decidiram pela suspensão das Diárias Operacionais, inclusive, nas delegacias de plantão que funcionam graças ao serviço voluntário da categoria. Com isso, ficou definido que, a partir desta segunda-feira, nenhum agente ou escrivão irá realizar trabalho extraordinário.

A categoria, juntamente com os Servidores da Sesed, seguirá em Assembleia Geral Permanente. Também nesta terça-feira, haverá um Ato Público saindo da sede do SINPOL-RN, na avenida Rio Branco, em direção à Assembleia Legislativa. O objetivo é cobrar dos deputados a aprovação do auxílio-fardamento dos Policiais Civis, um dos pontos da pauta de reivindicações.

“Em paralelo a esse ato, estamos aguardando um posicionamento do Governo do Estado em relação à pauta de resolução do CRI [antigo ADTS] e à pauta da valorização salarial. Por isso, seguiremos mobilizados e, nesta terça, vamos definir os próximos movimentos para continuidade da luta”, explica Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

(mais…)

Caern divulga balanço 2023 e apresenta lucro de R$ 63 milhões

16/04/2024 6:14 am

Foto: divulgação

Mantendo a tendência de bons resultados nos balanços dos últimos anos, a Caern apresentou em 2023 um lucro líquido de R$ 63,102 milhões, número que traduz aumento expressivo em relação ao ano anterior, quando o lucro foi de R$ 12 milhões. É o melhor desempenho dos últimos anos e anima a companhia nos seus planos de investimento maciço em obras de saneamento.

Os principais números mostram: A receita operacional líquida de serviços de água e esgoto alcançou R$ 986,626 milhões, um aumento significativo de 25% em relação aos R$ 788,342 milhões registrados em 2022.

O resultado foi conseguido através da adoção de medidas que possibilitaram um incremento na receita líquida, traduzido nesse aumento de R$ 198,284 milhões em relação ao ano de 2022, fruto do reequilíbrio econômico-financeiro e melhora na capacidade operacional da companhia.

(mais…)

São Miguel do Gostoso e Touros recebem o Rally RN 1500 

16/04/2024 6:05 am

Foto: Edivan Junior.

As praias mais desejadas do Litoral Norte do RN são o ponto de partida para a segunda maior prova de rally cross-country do Brasil. O Rally RN 1500 atracou nesta segunda-feira, 15 de abril, no Condomínio Vela Santo Cristo, localizado na divisa de São Miguel do Gostoso e Touros, onde permanece até o dia 17, partindo rumo a Guamaré.

São Miguel do Gostoso é um paraíso de ventos e beleza natural, com extensos trechos de areia, dunas imponentes e formações rochosas únicas. Já a praia de Touros, ideal para quem busca descanso e tranquilidade, fica exatamente na esquina da América do Sul, e essa posição estratégica proporciona a contemplação de um dos pores do sol mais bonitos do Brasil.

Essa combinação de belezas naturais e experiências únicas tornam São Miguel do Gostoso e Touros cenários ideais para dar início ao Rally RN 1500, prometendo uma largada emocionante e cheia de adrenalina.

(mais…)

O alimento que pode causar câncer e preocupa a OMS

16/04/2024 5:52 am

MSN/Catraca Livre

Créditos: .shock/istock

A carne embutida é um tipo de alimento feito de carne processada que passa por técnicas de preservação, como cura, defumação, fermentação ou adição de conservantes. Exemplos comuns incluem salsichas, linguiças, presunto, bacon e salame. Embora sejam populares em muitas culturas, há uma crescente preocupação com os potenciais riscos à saúde associados ao seu consumo, especialmente em relação ao câncer.

Vários estudos e pesquisas têm investigado a relação entre o consumo de carnes embutidas e o aumento do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer, principalmente câncer colorretal.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica as carnes processadas como cancerígenas para os seres humanos, com base em evidências científicas.

Uma das razões para essa classificação é o processo de fabricação das carnes embutidas, que pode levar à formação de compostos cancerígenos.

(mais…)

Nova novela da Globo”No Rancho Fundo” estreia com Titina Medeiros e Igor Fortunato

15/04/2024 8:48 pm

Fotos: reprodução

Nesta segunda-feira (15) vai ao ar a nova novela das 18 horas da Rede Globo, a novela “No Rancho Fundo”. Mário Teixeira é o responsável pela trama, que conta com nomes de atores potiguares no elenco, como a veterana Titina Medeiros e o estreante Igor Fortunato. 

A trama será ambientada no sertão nordestino e vai acompanhar a família Leonel Limoeiro, comandada pela matriarca Zefa Leonel (Andrea Beltrão), que é casada com seu Tico Leonel (Alexandre Nero). Na premissa, a vida da família muda quando a protagonista encontra uma pedra preciosa. A história também acompanha Quinota (Larissa Bocchino) que conhece o amor com Artur (Túlio Starling). 

Igor Fortunato dá a vida ao primogênito do casal, o “Zé Beltino”. Já Titina, volta ao folhetim interpretando “Nivalda”, papel que foi dela na novela “Mar do Sertão”. Nivalda é casada com “Sabá Bodó” (Welder Rodrigues), e juntos, o casal retorna para viver novas aventuras na cidade fictícia de “Lapão da Beirada”. 

Mossoroense, Igor Fortunato já participou de grande espetáculos teatrais, como a famosa “Chuva de Bala no País de Mossoró” e “Meu Seridó”. Em suas redes sociais, o artista escreveu: “Mãe, tô na TV Globo, que emoção estrear essa novela com essas pessoas. Como eu sempre disse: histórias são feitas e contadas por pessoas e para pessoas. Minha gratidão enorme a Allan Fiterman e Mário Teixeira por me darem Zé Beltino de presente, porque esse personagem é maravilhoso, divertido de fazer.”

Fonte: Saiba Mais


Sesap encaminha abertura de 48 novos leitos em Natal e Parnamirim

15/04/2024 8:35 pm

Foto: reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou nesta segunda-feira (15) a abertura de 48 leitos nos hospitais Geral João Machado, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Para isso, serão convocados 66 novos profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, enfermagem, de laboratório e farmácia, além do acréscimo de capacidade no contrato para realização de cirurgias ortopédicas no Deoclécio Marques e de profissionais como copeiros, maqueiros, higienistas e cozinheiros.

A medida, que vai ampliar a capacidade de atendimento à população de toda a Região Metropolitana e diversos municípios do interior do Rio Grande do Norte, se dá por conta da reforma e ampliação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

(mais…)

Ex-jogador de vôlei Tande sofre infarto: “98% de uma veia entupida”

15/04/2024 8:25 pm

foto: reprodução

O ex-jogador de vôlei Tande, da seleção brasileira, sofreu um infarto e está no hospital desde a última sexta-feira (15/4), quando o episódio cardíaco ocorreu. Ele contou sobre o susto em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo o ex-atleta, 98% de uma das suas veias estava entupido.

“Tudo bem pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Sexta-feira, agora, acabei infartando, acreditem. 54 anos, atleta. Comecei a descuidar um pouco da minha saúde. Uns 4 anos sem me cuidar”, afirma o ex-jogador, na publicação.

Ele afirma que sentiu palpitações, falta de ar, dor de ouvido e, então, sofreu o infarto. Tande fez parte da equipe que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, de 1992.


Tande pede atenção aos sinais

“Tive 98% de entupimento de uma veia, a principal do coração, e mais duas 78% e 73% (de entupimento). Fique atento aos sinais. Ele me deu, volta e meia, vários sinais, falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula, dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance. Tô voltando”, destaca Tande.