Vereadores aprovam projeto que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais de Natal

Vereadores aprovam projeto que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais de Natal — Foto: Divulgação/Ascom/HRBA

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (12) um projeto de lei que permite a entrada de animais de estimação em hospitais públicos e privados da capital. Após parecer favorável em segunda discussão, a matéria depende agora a sanção da prefeitura para entrar em vigor.

O texto estabelece que a entrada dos animais para visitação de pacientes internados deve ser agendada na administração do hospital, respeitados os critérios estabelecidos pela instituição. De acordo com a autora da proposta, vereadora Ana Paula (PL), os animais poderão ficar na unidade de saúde em período pré-determinado e sob condições prévias.

Ela explicou que as visitas só devem ser autorizadas aos pacientes internados há mais de dez dias, devendo os animais serem transportados em recipiente ou caixa adequada a esse fim e em companhia de pessoa que esteja acostumada a lidar com ele.

“As visitas de animais, conforme mostram alguns estudos, podem ajudar e muito na melhora de pacientes, por meio de Terapia Assistida por animais. Em outros casos, o animal doméstico não só faz parte da família, como é o único companheiro fiel do paciente, por isso, é de suma importância uma lei nesse sentido”, defendeu a vereadora.

Do G1 RN