UFRN participa de Plano para retomada do Turismo em Natal

O Departamento de Turismo (Detur/CCSA) da UFRN participou da elaboração do Plano de Retomada do Turismo em Natal, apresentado nessa quarta-feira, 29, ao Conselho Municipal de Turismo pelo secretário de Turismo de Natal, Joham Alves Xavier.  A criação do plano contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Sebrae RN. O documento busca estabelecer protocolos para a gradual retomada das atividades turísticas, prejudicadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo o professor Ricardo Lanzarini, chefe do Detur/UFRN, a participação do Departamento buscou “colaborar com a urgente demanda de recuperação econômica de Natal e retomada do processo produtivo do turismo  para atender os diversos setores do trade turístico local.” Ressaltou ainda a força do trabalho colaborativo, que “é de suma importância o trabalho cooperativo das Instituições de Ensino junto ao Poder Público para que possamos construir um turismo melhor para nossa cidade”.

O documento traz uma série de recomendações a serem seguidas por diversos segmentos de atuação do turismo, como: bares, restaurantes, quiosques e similares; empresas e colaboradores de eventos, meios de hospedagem, transportadoras turísticas e passeios. É baseado em portarias nacionais, em normativas de associações de classe e pela própria Organização Mundial do Turismo. Traz também orientações quanto à qualificação das equipes através de cursos que capacitem o profissional para lidar com essa nova realidade. Leia mais