TRT-RN: Estudantes conhecem na prática o funcionamento da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu a visita de mais um grupo de estudantes participantes do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (PTJC).

Dessa vez foram os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP) e do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Professora Djanira Brasilino de Souza (CEEP) que conheceram as rotinas do TRT-RN.

Desde 2006, o PTJC leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Acompanhados da juíza do trabalho Rachel Vilar, uma das coordenadoras do programa no Rio Grande do Norte, de professoras e coordenadoras pedagógicas, os estudantes conheceram as instalações e o funcionamento do TRT-RN.

“Queremos que vocês fiquem à vontade na nossa casa, assim como vocês nos deixam à vontade quando vamos visitar as escolas com palestras sobre do Direito do Trabalho”, saudou a juíza Rachel Vilar.

Além do TRT-RN, os alunos também visitam as sedes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público do Trabalho, que apoiam a iniciativa.

“É um momento muito importante, pois eles compreendem melhor como é a atuação do magistrado e como trabalham os advogados, e procuradores”, avaliou a juíza.

Durante a visita, os alunos receberam as boas vindas da juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Natal, Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti.

Para ela, “a Justiça do Trabalho é uma justiça social e nós olhamos o Direito do Trabalho à luz da Constituição, que é onde estão todos os direitos fundamentais para uma vida digna”.

Lygia Cavalcanti fez um alerta aos alunos sobre a tentativa de enfraquecimento da Justiça do Trabalho e dos direitos trabalhistas.

“Existe um movimento de destruição do Direito do Trabalho por interesses empresariais e não olhando, de uma forma geral, para o trabalhador”, disse.

Após conhecerem o Tribunal Pleno, todos seguiram para o Átrio das Varas do Trabalho de Natal, visitaram a sala de audiências da 1ª Vara do Trabalho de Natal, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Mar) e a Escola Judicial.

“Eles ficam muitos empolgados em visitar o TRT-RN e aconselhamos aos que conseguem vir que assimilem todo o conhecimento possível nessa experiência tão significativa”, revelou a coordenadora pedagógica do CENEP, Analany Souza.

Segunda ela, a participação dos estudantes no PTJC colabora com a grade curricular deles e com a forma como vão agir no ambiente de trabalho.