TRT-RN economiza R$ 319 mil em suprimentos durante os primeiros meses da pandemia

Um levantamento feito pelo Setor de Responsabilidade Socioambiental e Acessibilidade (SERSA) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) demonstrou que, quando comparados os gastos com suprimentos entre os primeiros semestres de 2020 e de 2019, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte economizou R$ 319.252,15.

Parte do período considerado no levantamento coincide com a suspensão das atividades presenciais do TRT-RN e o consequente encaminhamento de magistrados e servidores para o trabalho remoto em razão da pandemia do novo coronavírus. A economia diz respeito a gastos com água, energia elétrica, material de expediente e combustíveis.

De acordo com o estudo, houve uma redução geral de 32,14%, observando o primeiro semestre de cada ano. Os percentuais de economia com suprimentos foram os seguintes: energia elétrica (36,1%), água (32,2%), impressões (48,9%), papel A-4 (62,6%), telefonia fixa (20,2%), telefonia móvel (31,4%), copos descartáveis (50,9%), gasolina (72%) e diesel (70%).

Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, o TRT-RN já vem reduzindo despesas com suprimentos em razão da política de redução de consumo que é executada com base no Plano de Logística Sustentável (PLS). Com a suspensão das atividades presenciais, foi possível uma economia ainda mais substancial.

“Nós monitoramos permanentemente todas as nossas despesas e é esse controle que nos permite gerir a estrutura do Tribunal com maior eficiência”, observa o presidente, que complementa: “Esses dados nos ajudarão a planejar melhor nossas despesas quando da volta à normalidade das atividades”.