TRT-RN: Concurso de desenhos é uma das novidades do TJC

Na manhã de sexta-feira (16), alunos dos Centros Estaduais de Educação Profissionalizante (CEEP) Professora Lourdinha Guerra e Professor Hélio Xavier de Vasconcelos conheceram o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Eles são atendidos pelo Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que desde 2006 leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Acompanhados das juízas coordenadoras do programa no RN, Simone Jalil e Rachel Vilar, no auditório do Tribunal Pleno, os alunos tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e souberam da novidade deste ano para o TJC: um concurso de desenhos.

Os estudantes poderão concorrer a prêmios com desenhos inéditos que tratem sobre prevenção de acidentes do trabalho e doença ocupacional.

O juiz do trabalho e coordenador do programa Trabalho Seguro no RN, Alexandre Érico Alves, explicou detalhes sobre o concurso, que vai fazer parte das atividades finais do Trabalho, Justiça e Cidadania em dezembro.

“Serão premiados os três melhores trabalhos e serão considerados o grau de ineditismo, a técnica, a adequação ao tema, a apresentação e as informações contidas na figura”, informou. 

A juíza Simone Jalil, que também coordena o Trabalho Seguro, chamou a atenção dos alunos para os números de acidentes de trabalho no país.

“O Brasil é o quarto país do mundo em acidentes de trabalho onde a cada 4 horas e meia morre um trabalhador, e a cada 46 segundos um trabalhador se acidenta. São dados alarmantes!”,

Para ela, falar sobre prevenção aos acidentes de trabalhos com os jovens participantes do TJC é fundamental para mudar esses dados no futuro.

“Envolver os jovens é o que a gente precisa, pois eles estão sendo formados em cidadania e devem despertar para a prevenção dos acidentes de trabalho. Eles são futuros trabalhadores e a gente deve estimular a conscientização, pois eles serão os verdadeiros combatentes do problema”, acredita a magistrada.