Tratamento da Covid-19: líderes debatem número de UTI’s criadas pelo Governo do RN

A transparência dos dados relativos ao número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes de Covid-19, criadas pelo Governo do Estado, foi debatida pelos líderes da Assembleia Legislativa do RN, durante a sessão ordinária remota desta quinta-feira (18). O deputado estadual Francisco do PT fez esclarecimentos aos questionamentos do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) sobre os números reais.

“Estou me intrigando com os números. Vejo o governo falar do investimento em 300 leitos de UTI e, no Regula Saúde, site do Governo do Estado, diz que hoje, o Governo do RN tem 213 leitos de UTI. Isso com os que tinham. Como dizem que instalou 300? Cabe ao governo ser sincero com o RN. Aonde foram investidos os recursos? Quais os hospitais? É preciso revelar aonde fez esses investimentos. É muito importante a clareza num momento como esse”, questionou Gustavo Carvalho. 

O deputado Francisco do PT explicou que, atualmente, o Estado possui 381 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 194 leitos clínicos e de estabilização e 187 leitos de UTI. “Nas notas que recebo do Governo do Estado não diz que são 300 leitos de UTI, mas sim mais de 300 leitos para o combate à Covid-19. Esses dados estão publicados e acessíveis para toda a população potiguar”, esclareceu diante do questionamento feito pelo deputado Gustavo Carvalho. Francisco do PT ressaltou ainda que existe a previsão de abertura para mais 55 leitos nos próximos 15 dias.

Dentro do debate em torno das medidas para tratar e combater a Covid-19, a deputada Eudiane Macedo (Republicanos) comemorou a liberação de emenda destinada à Secretaria Municipal de Saúde de Natal para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e investimento em ações no combate à Covid-19. “O Governo do Estado já tinha liberado e eu queria agradecer”, disse.

Francisco do PT ainda convidou todos para debater com a Secretaria Estadual de Educação do RN e diversas entidades representativas do setor educacional sobre a importância da renovação do novo Fundeb, durante reunião remota da Comissão de Educação na tarde desta quinta-feira (18).