Trajetória da Adurn Sindicato é homenageada em sessão solene proposta por Mineiro

adurnA história dos 36 anos do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn Sindicato) foi lembrada em homenagem realizada na Assembleia Legislativa esta manhã (23), numa iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro (PT). Em todos os pronunciamentos, a importância da entidade, formada durante a ditadura militar, no ano de 1979 e que conta hoje com 2.600 filiados, foi destacada como importante para a redemocratização do País.

“A Adurn tem um papel fundamental na democracia, na luta pela melhoria do sistema educacional e no fortalecimento do sindicalismo”, disse Mineiro. Para o presidente do sindicato, Wellington Duarte, a comemoração de hoje representa muito para o movimento político e sindical, do Rio Grande do Norte e do Brasil. “Somos um dos maiores sindicatos do País e temos o dever de chegar a todos os professores e nos colocar como defensores de suas demandas, sejam sindicalizados ou não. Vamos continuar lutando por mais pluralidade, democracia pois a sociedade está sendo aviltada na luta por seus direitos”, afirmou o dirigente.

Para a vice-presidente, Gilka Pimentel, o sindicato tem apostado no diálogo e nas negociações. Cabo Jeoás disse que o momento era crucial para lutar pela pluralidade e democracia. Ao parabenizar a entidade pelo seu papel junto aos docentes e à própria sociedade, George Câmara afirmou que a Adurn além de defender as condições dignas de trabalho para os professores, que tem um papel estratégico na sociedade, se posiciona a favor da cidadania num momento em que há grandes embates nos planos político, econômico e ideológico. Ex-presidente do sindicato, o professor João Bosco Araújo disse o surgimento da Adurn foi num momento simbólico, no final dos anos militares.