Trabalhadores da saúde do hospital João Machado preparam ato para esta terça-feira(2)

Se a situação dos hospitais públicos no RN já era absurda antes da covid-19, com a chegada da pandemia o cenário se tornou desesperador. A falta de condições de trabalho, de infraestrutura hospitalar e a sobrecarga para os servidores demonstram o total descaso dos governos com a saúde pública e com aqueles que se dedicam a salvar vidas. 

Nesse sentido, os trabalhadores da saúde do hospital João Machado preparam um ato símbolo, na próxima terça-feira (2), às 9h, para denunciar as condições de trabalho e exigir EPI’s adequados e melhores condições para atuar no combate ao novo coronavírus. É importante frisar que o ato irá respeitar a quantidade exigida pelas organizações de saúde para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. 

Não é de hoje que os trabalhadores da saúde do hospital João Machado reclamam da precarização do hospital. Em 2018, o Ministério Público do Estado expediu recomendações de adequação e correção da estrutura do Hospital, no entanto, a unidade continua apresentando diversos problemas. 

O repouso dos trabalhadores do Hospital João Machado está em condições físicas degradantes. Há muito mofo e infiltração. Essa situação pode prejudicar ainda mais a saúde das Trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, os servidores do hospital estão trabalhando também sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. 

Por isso, o Sindsaúde RN cobra do governo Fátima Bezerra (PT) @fatimabezerra13 que olhe para os trabalhadores da saúde. “Estamos enfrentando uma situação delicada e esses profissionais merecem equipamentos de qualidade e condições para trabalhar. Deixar esses trabalhadores sem proteção é jogá-los para a morte.

Só no Estado já são cerca de 1.057 trabalhadores da saúde infectados por covid-19. Governadora, há mais de um mês estamos pedindo uma reunião com a senhora para tratar da situação dessas trabalhadores. Nos receba!”, declarou Breno Abbott, Coordenador do Sindsaúde RN.

Sindsaúde