Sesap capacita regionais de saúde sobre vigilância das violências e acidentes

Na manhã desta quinta-feira (14) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu representantes das regionais de saúde e Grande Natal para um momento de discussão e capacitação sobre vigilância das violências e acidentes.

O objetivo é qualificar o preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada, com atenção para os prazos e alcance de metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“É um momento de aproximação e de fortalecimento do trabalho das regionais. Estamos aqui para apoiar e qualificar as ações desenvolvidas”, disse Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica.

Lorraine Viera, do Núcleo de prevenção das violências da Sesap, explicou que ainda existe uma grande subnotificação das violências, nos municípios chamados silenciosos. O encontro desta quinta-feira é necessário para que se faça um diagnóstico das ações que estão sendo desenvolvidas pelas regionais, bem como planejar futuras capacitações. “É importante trocar experiências, conhecer as realidades de cada território e dialogar. A sensibilização destes profissionais é fundamental para que a gente possa aumentar o número de notificações, e desenvolvermos estratégias intersetoriais que reduzam os índices de violência em nosso estado”.

A Sesap, através do Núcleo de Prevenção das Violências, está desenvolvendo uma linha de cuidado da pessoa em situação de violência e também o Plano Estadual de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde. O objetivo é definir políticas públicas estratégicas e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção de pessoas em situação de Violência, baseadas nas informações epidemiológicas coletadas através das fichas de notificação.