Servidores farão pós-graduação para atuar na regionalização da Saúde

Dentro da estratégia de trabalhar a regionalização da Saúde no Rio Grande do Norte, servidores do nível central da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) iniciaram a especialização em Saúde Coletiva, promovida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com o objetivo de  discutir o alinhamento das diretrizes curriculares à aplicação do conhecimento na gestão, os servidores que atuam no nível central se reuniram na manhã desta quarta-feira, 21, com o secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia.

O secretário falou sobre a importância do curso para o projeto de gestão da Sesap. “Essa interação é importante no processo formativo. As discussões atuais apontam para o melhor conhecimento da nossa realidade, no melhor uso da nossa base de dados para caracterizar cada região e estruturar as redes de atenção”. Ele ressaltou que a qualificação das equipes refletirá positivamente nos processos de trabalho. “O desafio do curso é pensar a institucionalização, oferecer uma motivação para que as pessoas acreditem que o fazer diferente levará melhorias para todos”. 

Os estudos darão apoio à construção do Plano Estadual de Saúde, com atuação em diversas dimensões, porém com foco na regionalização e pensando a inserção das pesquisas nos serviços. São 44 alunos no total, sendo 12 servidores do nível central, de áreas como vigilância  epidemiológica, vigilância ambiental, planejamento, gestão do trabalho, além dos demais, que atuam nas Ursap’s.