Semarh lança série que revelará registros surpreendentes feitos na região das nascentes do rio Potengi

O meio ambiente possui conexões entre os seres vivos e o meio natural numa relação de interdependência que torna importante o papel de cada agente natural, de cada ser vivo envolvido, incluindo o ser humano. A função dos seres vivos na natureza transmite esse equilíbrio, seja como espécies polinizadoras ou dispersoras de sementes, seja na influência da regeneração vegetal e até no controle da população entre as espécies da fauna.

Alterações nessas relações podem causar desequilíbrio, de modo que a retirada de uma única espécie da fauna de um sistema pode causar efeitos em cascata, refletindo em muitas outras, como defendem especialistas. Neste sentido, é importante reconhecer essa interdependência na conservação da biodiversidade, como forma de abrir oportunidades para projetos e políticas ambientais públicas voltados para a qualidade ambiental da natureza com o envolvimento da sociedade.

A Coordenação de Meio Ambiente e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Comeas/Semarh) traz então a público a série temática “Bichos do Mato”, como forma de divulgar a importância dos animais silvestres na natureza, visando a qualidade ambiental do meio onde vivem.

“A ideia foi pensada como uma forma de levarmos ao público em geral a fauna de regiões que precisam ter a sua devida conservação e preservação ambiental, divulgando a importância das espécies encontradas e o meio onde vivem, visando ações do poder público e da sociedade civil. Tanto que começamos pela fauna encontrada na região das nascentes do rio Potengi”, ressaltou o coordenador da Comeas, Robson Henrique.