Sem alimentação há 5 dias, servidores do Walfredo Gurgel fazem protesto

Servidores do Walfredo Gurgel seguraram marmitas em protesto (Foto: Sindsaúde)

Servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, fizeram um protesto nesta quarta-feira (12) depois de 5 dias sem alimentação. Na frente da unidade, em Natal, os funcionários seguraram marmitas em manifestação.

Apenas os pacientes estavam recebendo as refeições. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do estado (Sindsaúde-RN), os profissionais de saúde e os acompanhantes dos pacientes passaram os últimos 5 dias sem alimentação. “E essa situação é recorrente. Desde o ano passado, o caso se repete”, disse Elizabeth Carrasco, diretora do sindicato.

Além do Walfredo Gurgel, servidores do Hospital Regional Doutor Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, também estavam sem alimentação.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) informou que a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento da alimentação, a JMT Service, havia paralisado o serviço. “A Coordenação Financeira (COF) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) informa que o pagamento referente ao mês de novembro de 2019 às empresas terceirizadas foi feito nesta terça-feira (11). A empresa JMT informou que o pagamento aos seus funcionários está sendo creditado nesta quarta (12). Já a quitação dos meses seguintes está em negociação junto a Secretaria de Planejamento (SEPLAN)”.

Recursos

No dia 4 de fevereiro, o governo estadual liberou cerca de R$ 40 milhões para a Sesap. Os recursos seriam destinados ao pagamento de dívidas com fornecedores, hospitais privados e manutenção e custeio das unidades hospitalares da rede estadual de saúde.

Os recursos fazem parte dos repasses orçamentários obrigatórios para a saúde. São recursos do Orçamento Geral do Estado de 2020, mas que só seriam liberados com a abertura orçamentária, prevista para acontecer apenas em março.