Segurança hídrica: Governo discute Programa Água Doce

A governadora Fátima Bezerra discutiu, no início da tarde desta quarta-feira (19), o andamento do Programa Água Doce (PAD) no Estado com o diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e coordenador nacional do Programa Água Doce (PAD), Renato Saraiva.

“No contexto das obras de convivência com a seca, este programa tem se revelado muito inteligente e viável, pois as tecnologias implantadas tem um ótimo custo benefício”, afirmou Fátima Bezerra.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, frisou que o RN se destaca na gestão dos dessalinizadores pelos moradores das comunidades beneficiadas pelos equipamentos implantados por meio do Programa. “Em paralelo às grandes obras hídricas, essas tecnologias garantem mais infraestrutura aos municípios do semiárido”, disse.

O convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é de R$ 24 milhões com o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização para municípios do semiárido, os quais possuem baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA). Ao todo, o convênio contempla 103 dessalinizadores, 68 já instalados, beneficiando mais de 30 mil pessoas.

Atualmente, 11 obras estão em andamento nos municípios Pureza, Macau, João Câmara, Pedro Avelino, Pendências, Governador Dix-Sept-Rosado, Janduís, São Miguel do Gostoso e Parazinho.