Projeto do Corpo de Bombeiros do RN já distribuiu leite materno para 900 mães em 2019

O programa “Bombeiro Amigo do Peito”, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas desnutridas ou portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar. Somente nos primeiros dois meses de 2019, o projeto já realizou 551 atendimentos de coleta de leite.

Os atendimentos resultaram em 744,6 litros de leite materno distribuídos para 900 mães em toda a região metropolitana de Natal, onde fica o 1º Grupamento de Bombeiros do estado.

Criado em 2002 pelo CBMRN, o programa conta com atuação de militares do serviço operacional de saúde da corporação e enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite. Esses agentes fazem coletas diariamente do leite materno de mães doadoras e distribui pelos bancos de leite cadastrados, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Santa Catarina e Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia).

Nos bancos, o leite é pasteurizado e distribuído com segurança para as maternidades públicas e privadas do RN.

O Major João Eduardo, coordenador do Bombeiro Amigo do Peito, destaca a importância do leite materno e do programa. “O leite materno é insubstituível e nenhuma fórmula industrializada é capaz de fornecer os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês. Nossa Corporação sente-se honrada em poder ajudar mães e crianças que necessitam desse leite”.

Portal no ar