Prefeitura de Natal institui semana de combate ao bullying na rede municipal de ensino

O prefeito em exercício Paulinho Freire sancionou a lei que institui a semana de combate ao bullying e ciberbullying nas escolas municipais de Natal. A Lei º 6.976 foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 2.

A primeira semana de setembro de cada ano será dedicada ao combate à “Intimidação Sistemática” – nome técnico para a prática. De acordo com o texto, a intimidação sistemática é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

Considera-se ciberbullying “a intimidação sistemática na rede mundial de computadores, quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoas com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial”.

Durante a semana instituída, a prefeitura poderá realizar eventos de conscientização sobre o tema. Além disso, os educadores da rede municipal, com apoio da Secretaria de Educação da capital potiguar, deverão reprimir atos de bllying e ciberbullying e orientar alunos e responsáveis para que o ato não se repita.

Portal no ar