Paciente denuncia que coleta de testes para coronavírus é feita em banheiro de UPA em Natal

Testes de coronavírus são coletados em banheiro de UPA em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Uma paciente da UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, denuncia que a coleta de testes para coronavírus é feita dentro de um banheiro da unidade. Um vídeo feita por uma paciente mostra que os materiais usados para a coleta estavam em cima de uma bancada no banheiro enquanto a mãe dela, uma idosa de 76 anos, aguardava para fazer o teste.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a coleta está sendo realizada em um banheiro que está desativado.

“A UPA Potengi foi projetada para atender os pacientes de Natal, com a alta demanda de pacientes vindo da região metropolitana, para não deixar de atender ninguém foi necessário adaptar algumas ações, como desativar o banheiro e usar o espaço para outra finalidade. O local é higienizado e seu uso é momentâneo devido a pandemia”, informou a SMS.

A capital potiguar tem 4 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) (Potengi, Pajuçara, Satélite e Cidade da Esperança) e todas estão com a lotação máxima. O G1 mostrou a situação de uma idosa de 97 anos que na última terça-feira (2) passou a noite em uma cadeira após tentar vaga em duas UPAs de Natal.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a capital potiguar tem 3.610 casos confirmados de Covid-19 e 131 mortes pela doença. Em todo o Rio Grande do Norte são 9.440 casos confirmados e 387 mortes.