No RN 85% dos testes com bafômetro são recusados pelos condutores dos veículos

Fiscalização da Lei Seca tem sido constante no Rio Grande do Norte

A Lei Seca para condutores de veículos completa 10 anos esta semana. O resultado: os hábitos mudaram, embora muita gente ainda se arrisque a ingerir bebidas alcóolicas e dirigir em seguida.

No último fim de semana, 120 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados e o novo comandante e coordenador da Lei Seca no Estado, o major da Polícia Militar Charleson Alves, destacou que, infelizmente, em época de festa junina e – agora – junto com copa do mundo, a incidência de motoristas embriagados ao volante aumenta.

Em entrevista ao programa Cidade Agora, apresentado pelo jornalista Alex Viana, na 94FM, o major Charleson Alves adiantou que os trabalhos de fiscalização nos dois principais municípios do Rio Grande do Norte – Natal e Mossoró – serão intensificados.

Este ano já foram realizados 1.482 testes com o bafômetro e 13 pessoas foram presas por consumo excessivo de álcool. No entanto, o major Charleson evidencia que beber e dirigir é um crime, ressaltando que a maior parte das pessoas que comete este delito é gente de bem, porém, que não se acostumou que a lei tornou-se mais rígida e será cumprida à risca, com uma multa cujo valor hoje é de R$ 2.934,00.

Além da multa, o condutor do veículo tem a habilitação recolhida e alguém precisa retirar o carro do local da apreensão. Quando a Polícia Militar para um veículo na barreira, o condutor não é obrigado a fazer o teste do bafômetro. Contudo, ao se recusar, ele é autuado.
Do Agora RN