Natal: Prefeitura fará testagem rápida em pessoas acima dos 60 com sintomas

A Prefeitura do Natal inicia, nesta terça-feira (16), a realização de testes rápidos para a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, grupo que representa 80% dos óbitos registrados em Natal. A testagem será realizada em esquema drive thru na Arena das Dunas, das 8h às 17h. O acesso dos carros será pelo Portão P1. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem exames os idosos que estejam há sete dias com sintomas leves e moderados da doença (febre, tosse, dor de cabeça, por exemplo).

“As pessoas que testarem positivo, serão encaminhadas para uma das 11 Unidades de Saúde da Prefeitura, que são referências para a Covid19, a fim de serem atendidas por profissional médico, que definirá a estratégia de tratamento a seguir.

Essas unidades estão equipadas e preparadas para atender os pacientes, que receberão toda a orientação necessária. O município já tem um protocolo definido, com base no que foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Enfatizamos, contudo, que a decisão sobre o uso dos medicamentos a serem prescritos é exclusiva de cada profissional”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. Após o teste, a pessoa poderá esperar o resultado no local, o que leva cerca de 20 a 30 minutos, ou acessar o resultado pela internet com a senha que será fornecida na hora.