Natal: Câmara discute caminhos para transformar Natal na capital mais limpa do país

Foto; Canindé Soares

A Câmara Municipal de Natal debaterá nesta terça-feira, 17 de setembro, a partir das 9h, os caminhos para tornar Natal uma cidade mais limpa. Apesar de coletar regularmente todo o lixo produzido nos seus quase 40 bairros, atualmente apenas cerca de 5% da cidade tem coleta seletiva e o descarte de podas e entulhos de qualquer maneira nas ruas e terrenos, assim como o entupimento de galerias pluviais, pela população, ainda são grandes problemas.

Diante desta realidade, a audiência pública buscará trazer diagnósticos da situação, assim como sugestões de melhorias, mas principalmente encaminhamentos práticos e compromissos de avanços para levar Natal a ser uma cidade melhor de viver. “Queremos fazer uma dinâmica de trabalho para que os participantes apontem soluções e metas, mas que a população como um todo também tenha acesso a esse debate e possa fazer sua parte na construção de uma Natal mais limpa”, disse o vereador Dickson Júnior, propositor da audiência pública.

A discussão ocorrerá numa semana emblemática, já que no próximo sábado, dia 21, acontecerá o Dia Mundial da Limpeza, que terá a participação de Natal pela segunda vez no mutirão. O evento tem o apoio da Câmara de Natal e é organizado pelo Instituto Cidade Limpa, com parceria da Prefeitura do Natal e diversos apoiadores governamentais e não governamentais. A iniciativa deve envolver mais de seis mil voluntários que objetivam arrecadar 16 toneladas de lixo e acontecerá  entre 09h e 13h, envolvendo a faixa litorânea que vai da praia de Ponta Negra até a da Redinha, além da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, trechos da Cidade Alta e da Avenida Nilo Peçanha.