Meu tempo à frente da instituição está bem pertinho de se encerrar” desabafa Comandante Geral da PMRN

dancleiton

Em entrevista ao repórter Marcelo Lima da Tribuna do Norte o atual Comandante Geral da PMRN, Coronel Dancleiton Leite desabafa “É muito difícil de se comandar a PM” e deixou claro que “tudo tem limite” e que seu tempo à frente da instituição está bem “pertinho de se encerrar”.

Segundo o Coronel Dancleiton o comando da polícia militar é uma atividade desgastante por natureza, “sou o comandante atual, mas é muito difícil de se comandar a PM devido a falta de recursos, de efetivo, são muitos problemas ao mesmo tempo. Tenho muitos colegas comandantes de polícia militar e a rotatividade está grande em todo canto.

A gente tem que saber preservar a saúde, a família. Chega um momento em que você tem que colocar na balança e dizer: vale a pena prosseguir mais um pouquinho ou passar para outro?…

…Aí você vai até o limite da dignidade, o limite da saúde, da honra, tudo tem um limite. Quando se chega ao limite você passa o bastão e a polícia continua…

…Estou aqui me esforçando para fazer o melhor possível pela a instituição, mas tem um momento que você se esgota.”

Ao se questionado ser esse limite já chegou para ele o Comandante respondeu:

“Está bem pertinho [risos]. Estou sempre analisando. Boto sempre numa balança: não posso negociar minha paz, a saúde, a família e nem meu bem-estar”

O Coronel confirmou ainda que haverá concurso para a PMRN e que o edital vai sair este mês e a previsão é que sejam ofertadas 1800 vagas sendo 120 para oficiais e em torno de 25 vagas para o quadro de saúde da PMRN, o restante serão vagas para soldados combatentes.

Declarou ainda o Coronel que a maior dificuldade encontrada em relação a crise vivida nesse ano foi o aporte da diária operacional: “No começo do ano a gente conseguia colocar 500 policiais a mais por dia em todo o Estado, hoje não temos mais…saímos de R$1,7 milhão por mês de diárias operacionais em fevereiro até chegar a R$ 50 mil em setembro…basicamente a gente está trabalhando só com o efetivo normal….Trecho da entrevista a Tribuna do Norte.