Mais 23 mil potiguares passam a receber água de qualidade

Reunião do governador Robinson com prefeitos (Foto: Ivanizio Ramos)

O Governo do RN iniciou nesta terça-feira, 27, a segunda etapa do Programa Água Doce (PAD) que implantará 35 novos sistemas de dessalinização em comunidades de 27 municípios do semiárido beneficiando 23 mil pessoas. O modelo de gestão do Programa Água Doce foi apresentado pelo governador Robinson Faria, por técnicos da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, aos prefeitos e gestores municipais que agora estão sendo atendidos.

A primeira etapa do PAD, com investimento de R$ 11 milhões, foi finalizada com a implantação de 68 sistemas de dessalinização em comunidades rurais de 38 municípios. Foram beneficiadas 22 mil pessoas. Um destes sistemas, localizado na comunidade de Maria da Paz, em João Câmara, é movido a energia solar, o que reduz o custo de operação.

O Programa Água Doce tem um investimento total de R$ 22.848.537,57 no Rio Grande do Norte. É realizado em uma parceria do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com os governos estaduais e municipais, e visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades do semiárido.