Isolamento e feriadão: Governo reforça a importância de ficar em casa

Com o feriadão viabilizado no RN após a antecipação do feriado de 3 de outubro (Mártires de Cunhaú e Uruaçu) para esta sexta-feira, 12, o Governo do Estado visa aumentar a taxa de isolamento social no Estado, uma das medidas mais efetivas para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). A taxa de isolamento está em 41,3%, quando o ideal seria acima de 60%.

O dado foi revelado na coletiva de imprensa desta quinta-feira (11), na Escola de Governo, que teve a participação dos secretários Francisco Araújo (Segurança) e Petrônio Spinelli (Adjunto da Saúde- Sesap) e do assessor de Inovações Tecnológicas do Ministério Público do RN (MP-RN), Israel Garcia.

Há 710 pessoas internadas em hospitais da rede pública e particular e 354 pessoas em leitos críticos. “Esses dados por si só já falam da importância do isolamento social. Temos muitos leitos para abrir, mas com esse ritmo da evolução da epidemia os leitos não serão suficientes”, enfatizou Petrônio Spinelli. De acordo com os registros há 13.234 casos confirmados, 22.627 casos suspeitos, 22.945 descartados, 496 óbitos, mais 90 em investigação, e 1.993 pessoas recuperadas.

Sobre a ocupação dos leitos, a taxa está em 98% na região metropolitana, 100% em Pau dos Ferros, 93,3% na região Oeste e 59,3% no Seridó. “Os que precisam sair para atividades essenciais, os que estão trabalhando lembrem de usar máscaras e manter o distanciamento social, além de proteger as pessoas vulneráveis como os idosos. Estamos trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos em todo o Estado. Temos uma quantidade de leitos sendo abertos, estamos trabalhando constantemente para novos leitos funcionarem o mais rápido possível, mas também precisamos da colaboração de todos, frisando mais uma vez o papel de cada cidadão”, disse Petrônio.