IPEM/RN fiscaliza balanças e medidores de pressão arterial em hospitais

A fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) realizou a verificação de 83 esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) e 26 balanças em dois hospitais da capital potiguar: Hospital da Unimed e Casa de Saúde São Lucas, nos dias 12, 13 e 19 de maio. Todos os instrumentos verificados foram aprovados.

“No momento em temos um aumenta da demanda em busca de atendimento nos hospitais, devido a atual situação de saúde pública, é imprescindível que os instrumentos que são utilizados para acompanhar a saúde dos pacientes estejam funcionando corretamente e assim evitar a possibilidade de um diagnóstico equivocado por parte do profissional de saúde. O IPEM tem o papel de averiguar o correto funcionamento desses equipamentos e por isso intensificamos essa fiscalização”, afirma o diretor geral do órgão, Theodorico Bezerra Netto.

Ambos instrumentos devem ser verificados anualmente. O consumidor ao utilizá-los pode observar alguns itens que ajudam a saber se os equipamentos estão em dia com a fiscalização e funcionamento. No caso dos esfigmomanômetros o consumidor deve averiguar a presença do símbolo do Inmetro e se a mangueira não está desgastada, se a válvula de insuflar não está vazando e se as braçadeiras estão com os fechos. Já nas balanças deve-se observar se estão bem niveladas, a presença do Selo de Verificação do Inmetro e da placa de identificação com informações sobre o fabricante e carga máxima e mínima.

Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade em relação a medidores de pressão arterial e balanças é possível solicitar uma fiscalização pelos seguintes contatos: 0800-281-4054, com ligação gratuita; pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whats app 84 98147-9433.