Internada em sala improvisada, mulher de 67 anos com Covid-19 espera há 5 dias por leito de UTI em Natal

Francisca Maria de Fátima se encontra internada em sala improvisada no Hospital Santa Catarina, em Natal — Foto: Cedida

Diagnosticada com Covid-19, Francisca Maria de Fátima dos Santos, 67 anos, está internada há cinco dias no setor de isolamento da reanimação no Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal. A unidade de saúde, mesmo não sendo uma referência no tratamento contra o coronavírus, tem internado pessoas com a doença nas últimas semanas. Francisca é hipertensa, diabética e tem quadro de osteoporose. A situação é grave, segundo os familiares.

“Ela está internada em uma área improvisada do hospital, precisando urgentemente de uma transferência para uma UTI especializada. A mesma se encontra com sinais de problemas renais e a cada momento se agravando”, disse Grei Xavier, genro de Dona Francisca.

A falta de vagas na UTI dificulta a transferência da paciente. Francisca também precisa de um nefrologista, profissional que, segundo o genro, não tem no hospital.

Atualmente há nove pacientes na chamada “prioridade 1” para conseguir um leito de UTI, e 49 na “prioridade 2”, que também trata de urgências. As informações são do portal Regula RN, que traz os dados de ocupação de leitos do estado em tempo real, e foram colhidas às 18h55 deste sábado (6). Apesar de situações como esta, a Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público diz que o estado ainda está dentro da capacidade operacional no que se refere aos leitos clínicos e UTIs para os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

G1 RN