Instituto Campus Party vai inaugurar laboratórios tecnológicos no RN

Foto: Divulgação

Fomentar a educação e preparar o estudante do presente para o futuro cada vez mais tecnológico. Esta é uma das missões do projeto Include, desenvolvido pelo Instituto Campus Party, que montará dois laboratórios tecnológicos nas cidades de Natal e Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

Nas novas unidades Include, os estudantes serão estimulados à iniciação tecnológica e empoderar conhecimentos dentro de um ambiente único de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo. O projeto que tem como objetivo, fomentar a educação de crianças e adolescentes por meio da tecnologia, promove o ensino da robótica, com material didático exclusivo e prepara no presente os profissionais do futuro, garantindo que os estudantes tenham acesso à informação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador e enriquecedor.

O primeiro laboratório será inaugurado na sexta-feira, 16, às 14h, na Escola Municipal Emérito Nestor Lima, localizada na cidade de Parnamirim. Desenvolvido em parceria com o SEBRAE, MCI, TRON Ensino de Robótica Educativa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Núcleo – Integrando Tecnologias, o projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Parnamirim.

Para o Prefeito da cidade, Rosano Taveira, a parceria com o Instituto inspira uma proposta de mudança da atual realidade dos estudantes de Parnamirim, e permite trilhar um caminho rumo a um futuro mais promissor. “O que mais me agrada neste projeto é a forma de inclusão no mundo da tecnologia e modelo de trabalho inserido no contexto. Nossa parceria com o projeto vai além do ensino de robótica, imergimos os estudantes em um processo real de inclusão, que vai ampliar seus horizontes e gerar oportunidade de mudança de vida nas comunidades carentes de Parnamirim. Nossa expectativa é preparar jovens para o mercado da melhor forma possível. Além disso também criamos perspectivas de futuro melhor para futuros empreendedores. Por isso, esta soma de forças na transformação do cenário que temos hoje, principalmente dos jovens que estão em nossas periferias”, destaca o Prefeito.

Outra unidade do Include será aberta no sábado, 17, às 10h, no SESC – Potilândia, localizado na capital Natal. Além das empresas parceiras mencionadas acima, o laboratório localizado em Natal conta com o patrocínio do Sicoob, e terá uma estrutura que proporcionará acesso às tecnologias e aulas com temas tão atuais como domótica (casas inteligentes), robótica aplicada a mobilidade, sensores, drones, realidade virtual, modelagem e impressão 3D.

Para o Presidente do Sicoob Rio Grande do Norte, Manoel Santa Rosa Macedo, a parceria com o Instituto é uma oportunidade única de estar inserido em um projeto que tem como filosofia a inclusão da comunidade por meio da educação, elevando as expectativas do que o cooperativismo financeiro pode ofertar, principalmente no avanço das tecnologias transformacionais. “O convite para estarmos juntos com o Instituto nesta iniciativa, nos despertou para o senso de dever com a comunidade, porque esta é a essência do cooperativismo e está na origem do Sicoob. Fazer parte de tudo isso é, então, um compromisso que temos com a sociedade, com o desenvolvimento, o progresso, com o empreendedorismo, com a inovação, com os corpos vivos incomodados e insaciáveis que constroem as soluções para os nossos desafios. Nossa intenção junto com o projeto Include é alimentar de informações esta nova geração, dando a eles a oportunidade de se conectar ao que há de mais inovador nas formas de se comunicar e sobre as ferramentas de programação, eletrônica, mecânica, robótica, dentre outras”, declara.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes e ou afastadas dos centros, que são excluídos da tecnologia e que não tem a oportunidade de acesso a esse universo, além de empoderá-los dentro dessas comunidades. Através de aulas de eletrônica, mecânica, sensores, robótica e programação, eles aprendem e são estimulados a desenvolver soluções para resolver problemas dentro das suas comunidades, sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. E o melhor, sendo remunerados com ganhos monetários para ajudarem as suas famílias”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O estado da Bahia foi o berço do Include, onde o projeto possui outros quatro laboratórios em funcionamento, localizados nos bairros da Paz e Pernambués, no município de Lauro de Freitas e Canudos. Além destes, o projeto já conta com instalações em Brasília e em Pato Branco (Paraná), e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Manaus, Porto Alegre, Santa Catarina, Alagoas e Rondônia. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Instalações e material – O laboratório conta com mobília e equipamentos de primeira linha, como computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros. Os Computadores vêm por meio do Centro de Reciclagem de Computadores, do MCTIC. A Internet é entregue pela operadora Use Telecom. Os materiais e a metodologia de ensino são da TRON. O local para instalação, foi cedido pela SESC/RN.