Inaugurado em Macaíba um Centro de Convivências de Apenados

Inaugurado sexta-feira(20)na cidade de Macaíba, um Centro de Convivência de Apenados, fruto de um projeto de Ressocialização de Apenados que fica na Horta Comunitária do município. As atividades do projeto são desenvolvidas desde 2012 pela Justiça do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura de Macaíba.

A iniciativa foi desenvolvida pelo juiz federal Felipe Barros, da Vara Criminal de Macaíba e foi instituída por Lei Municipal no mesmo ano. A coordenação pedagógica do PREAS é da professora Marineide Maria. Os apenados são encaminhados pelo Fórum de Macaíba para realizar ações semanais de plantio e colheita de hortaliças e plantas medicinais na Horta, que está localizada próxima à estação de transbordo de Macaíba. De 2012 a 2017, cerca de 120 apenados participaram do projeto.

Aproximadamente 18 produtos são plantados e coletados no local, entre alface, coentro, berinjela, cebolinha, tomate entre outros. Os produtos são doados para instituições filantrópicas e, entre elas, estão a OIKOS, Fundação Lar Celeste Auta de Souza, AMAI, Abrigo Deus é Caridade e o Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS AD).