IMD desenvolve tecnologia para auxiliar contratação temporária de profissionais de saúde

Para auxiliar as atividades de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) no estado, colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) finalizaram nesta semana um software que vai auxiliar a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) na gestão de seus processos seletivos temporários de profissionais de saúde.

A ideia é promover a contratação e o cadastramento online de profissionais que atuarão no atendimento à população durante o período de propagação do Coronavírus.

A tecnologia, que consiste em um sistema online, garante à Secretaria o monitoramento em tempo real de todo o processo seletivo, além de permitir a divulgação de editais nesse período de quarentena. A ferramenta está acessível por meio deste link desde a quarta-feira (1) e já conta com centenas de candidatos inscritos em processos seletivos.

“Fomos procurados pela Sesap para ajudarmos a desenvolver uma tecnologia que gerenciasse, à distância, todas essas inscrições e avaliações dos candidatos. A Secretaria precisava de uma solução que fosse criada rapidamente, dada a urgência da contratação desses novos profissionais”, comenta Itamir Barroca, diretor de tecnologia da informação do IMD.

O novo software foi desenvolvido por servidores e professores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IMD e conta com duas frentes: uma para a inscrição do usuário – na qual é possível fazer upload de cópias de seus documentos – e uma outra para avaliação, por meio da qual colaboradores da Secretaria poderão examinar os currículos de cada candidato.

“O site contribui para que as pessoas não precisem se deslocar até a Sesap, já que tudo é feito online. Os resultados de cada seleção também podem ser acompanhados pelo próprio sistema”, conta Itamir Barroca.

SESAP

A SESAP vem articulando, desde o mês passado, o cadastramento e convocação de profissionais que tenham formação em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, entre outras especialidades.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, serão mais de 800 vagas temporárias ofertadas para o combate ao novo Coronavírus. Mais informações estão disponíveis no portal da SESAP.