IDEMA auxilia na gestão ambiental dos municípios

ambiental

Como forma de contribuir para o fortalecimento das estruturas de gestão ambiental dos municípios do Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM) iniciou em março, duas capacitações para gestores e secretários municipais. A primeira capacitação aconteceu em Canguaretama, no Território do Agreste Litoral Sul, onde  foram promovidas oficinas de Construção de Planos de Gestão Ambiental. A segunda foi o Curso de Fiscalização Ambiental e aconteceu em Pau dos Ferros, no Território do Alto Oeste. Ambas são realizadas nas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (PROAGAM), e possui quatro ações estruturantes, inseridas no Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA). Essas ações, programadas até o ano de 2019, dão continuidade ao trabalho do Diagnóstico SISMUMA/RN, realizado pelo Idema entre os anos de 2013 e 2014. Foi através dele, que o órgão conseguiu levantar dados sobre os sistemas locais de gestão ambiental, constituídos pelos órgãos, conselhos e fundos de meio ambiente.

A primeira etapa das atividades está programada para acontecer até o mês de setembro deste ano. Elas foram organizadas em uma sistemática regional e serão distribuídas nos 10 Territórios da Cidadania: Agreste Litoral Sul, Açu/Mossoró, Seridó, Trairi, Mato Grande, Alto Oeste, Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, Sertão do Apodi, Potengi e Terras Potiguaras.

Qual sua opinião?