Hospital Santa Catarina passa a atender apenas pacientes regulados em Natal

Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, que fica na Zona Norte de Natal, vai passar a atender a partir desta segunda-feira (8) apenas pacientes regulados pelo Estado. Isso serve tanto para atendimentos clínicos, como cirúrgicos.

O Santa Catarina tem serviço de referência para gestantes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, mas não é referência para casos clínicos de Covid-19. O serviço regulado será para casos clínicos graves que não são de Covid-19, além dos cirúrgicos.

A unidade hospitalar vai passar a receber pacientes encaminhados das unidades básicas, unidades de urgência dos municípios, além de doentes com necessidade de internação em estado complexo na especialidade do hospital.

Segundo o Hospital Santa Catarina, essa medida “visa melhorar a resposta aos casos dentro do perfil traçado para a unidade e também para uma melhor resposta ao atendimento pré-hospitalar”. “É importante salientar que com a pandemia da Covid-19 e a necessidade ainda de garantir os leitos preparados para atender pacientes gestantes com a doença, e casos internos que possam apresentar os sintomas, houve a necessidade da regulação ser efetivada”, diz a nota.

O hospital explica que essa medida está respaldada nas portarias 2.809, de 2012, e 3.390, de 2013, ambas do Ministério da Saúde. Elas estabelecem a organização dos cuidados prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências e às demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no SUS e determinam as diretrizes para organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

De acordo com o hospital, o processo educativo para solicitar a regulação começou em 2019 e houve parecer do Conselho Regional de Medicina do RN e do Ministério Público do RN. Objetivo é ajudar na organização dos fluxos e separação dos pacientes de forma a evitar infecção cruzada.

Segundo a Sesap, o Hospital Santa Catarina é unidade de referência clínica para casos com suspeita de Insuficiência Cardíaca Congestiva, suspeita de Síndrome Coronariana, urgência nefrológica, parecer da ritmologia, suspeita de doença no trato digestivo e sepse grave.

G1 RN