Hermano quer debate permanente sobre produção rural no RN

Deputado Hermano Morais

Deputado Hermano Morais

Os problemas decorrentes da seca voltaram ao debate na Assembleia Legislativa. Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) relatou problemas em diversos setores da produção agropecuária e anunciou que vai solicitar aos demais deputados, através de requerimento, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Prudutivo Rural. O requerimento será apresentado nesta quinta-feira (15), durante a sessão que será realizada na Festa do Boi.

“Esse e um setor responsável por uma grande contribuição ao estado e que passa por graves problemas devido à estiagem prolongada, que já dura quatro anos. É preciso se pensar e discutir ações que possam colaborar com as pessoas que atuam no setor produtivo do campo”, disse Hermano Morais.

Segundo o deputado, a situação de emergência devido à seca tem se refletido diretamente no bolso dos produtores. Sem pastagens para o gado, os produtores têm apresentado gastos mais significativos com a manutenção dos rebanhos e, com isso, os prejuízos aumentaram.

“O Rio Grande do Norte tem 92% de seu território em área de semiárido. As pastagens, infelizmente, hoje quase não existem mais e os produtores têm visto os rebanhos diminuírem. Os produtores de pequeno porte estão pré-falidos, infelizmente”, disse Hermano, relatando queixas de pessoas que atuam na produção de leite no estado.

Para o deputado, é preciso que se discuta a inclusão de pequenos produtores, que não se enquadram em situação de agricultura familiar, em programas de incentivo e proteção desenvolvidos pelo Governo do Estado.