Governo federal reconhece emergência pela seca em 133 municípios potiguares

Foto: Portal no ar

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 11, uma portaria em que reconhece situação de emergência por causa da seca em 133 municípios do Rio Grande do Norte. O número corresponde a 80% das cidades potiguares.

O documento, assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, está na edição de ontem do Diário Oficial da União e permite que o Estado receba auxílio federal nesta área e execute projetos sem licitação para combater os efeitos da estiagem.

O reconhecimento da situação de emergência tem como base um decreto da governadora Fátima Bezerra editado em 8 de setembro. Foi o 17º decreto seguido por causa da seca, que perdura há sete anos na região Nordeste. No anterior, eram 144 municípios afetados.

Ao renovar a situação de emergência, o decreto de Fátima assinala que, no primeiro semestre de 2019, houve uma melhora no regime de chuvas com relação aos últimos sete anos, mas que os volumes registrados não foram suficientes para uma recarga satisfatória dos principais reservatórios do Estado, sobretudo nas regiões do Alto Oeste e Seridó, onde há três municípios em situação de colapso de abastecimento: Pilões, São Miguel e Paraná.

Ainda de acordo com o documento publicado pelo Governo do Estado em setembro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) acumulou um prejuízo financeiro de quase R$ 3 milhões no primeiro semestre de 2019, por causa da paralisação do abastecimento de água em várias cidades.

“Após a confirmação de colapso do manancial de água, imediatamente é suspensa a emissão das contas mensais e, na maioria dos casos, a distribuição de água permanece por meio de carros pipa, arcados pelos órgãos governamentais de forma integrada”, afirmou Fátima Bezerra.

Do Jornal Agora RN