Governadora participa de missa em retomada às atividades presenciais da arquidiocese de Natal

Dedicada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha à memória das mais de 106 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, a missa realizada no final da tarde deste sábado (15), na Catedral Metropolitana de Natal, marcou a retomada das atividades presenciais coletivas da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra participou da celebração, na companhia da secretária Íris de Oliveira (Trabalho, Habitação e Assistência Social/Sethas).

A Catedral de Nossa Senhora da Apresentação teve sua lotação usual reduzida para 450 pessoas, como medida de contenção conforme versa o protocolo de segurança disposto no Decreto Estadual Nº 29.861, que trata sobre a retomada gradual das atividades religiosa em igrejas, espaços religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares, como cultos, missas e congêneres.

Os interessados em participar das missas devem entrar em contato com as paróquias e se informarem dos horários e, principalmente, sobre o limite de pessoas para cada celebração. Algumas igrejas estão fazendo o agendamento para participação das missas presenciais.

A retomada foi dividida em duas fases: a primeira foi iniciada no dia 29 de julho (frequência máxima simultânea de até 100 pessoas) e a segunda etapa, para frequência acima de 100 pessoas, foi permitida a partir do último dia 12 (quarta-feira).

Após quatro meses fechadas, as igrejas no território da Arquidiocese de Natal reabriram na última segunda-feira (10) para que os fiéis pudessem fazer suas orações individuais. Com a pandemia, a Arquidiocese de Natal deixou os párocos livres para avaliarem se retomariam ou não as celebrações presenciais, a depender da realidade de cada comunidade.

Dentre as medidas de contenção à propagação do novo coronavírus está a limitação de pessoas e garantia de distanciamento dentro dos templos (espaço entre os assentos ou interdição de assentos alternados, organização de filas dentro e fora do estabelecimento), a obrigatoriedade do uso de máscara, a aferição da temperatura, utilização do álcool em gel e higienização frequente dos espaços, proibição de compartilhamento de aparelhos e equipamentos individuais, como microfones, e a vedação de distribuição de qualquer material impresso.

As celebrações da Arquidiocese de Natal continuam sendo transmitidas pelas redes sociais da Paróquia da Catedral e pela Rádio 91.9 FM, garantindo o acesso a quem não reservar o assento para a atividade presencial.  Também participaram desta missa o presidente do Tribunal de Conta do Estado (TCE-RN), Francisco Poty Cavalcante Jr.; o prefeito da cidade do Natal, Álvaro Dias e primeira-dama Amanda Dias; e o vereador Ari Gomes, representando a Câmara Municipal de Natal.