Fátima vira o jogo na crise com os servidores

Em um dia a governadora Fátima Bezerra (PT) conseguiu o que o seu antecessor passou quatro anos se enrolando. A petista pactuou um acordo com os servidores negociando pessoalmente.

Se a governadora se enrolou inicialmente com uma proposta que gerou revolta das lideranças sindicais, ontem ela negociou e conseguiu fechar um acordo que pactuou dentre outras coisas a concessão das outras categorias para que os policiais militares tenham tratamento diferenciado.

Justo não é, mas como dizia minha saudosa avó “Dona Darquinha” o combinado não sai caro.
Assim a governadora fiou o seguinte calendário de pagamento:
Dia 11
1- antecipação de 30% do salário bruto, sem descontos, a todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, exceto os servidores da área da segurança pública e dos órgãos que tem arrecadação própria.

Dia 16
Antecipação da complementação dos 70% dos servidores que recebem até R$ 3 mil. Antecipação integral dos salários dos servidores da área de segurança pública ativos, inativos e pensionistas.

Dia 31
1 – pagamento de 70% do mês de janeiro dos servidores ativos, inativos e pensionistas, que recebem acima de R$ 3.000,00;

2 – pagamento integral do mês de janeiro aos servidores de órgãos com arrecadação própria.
Mas o dia de avanços para solucionar a situação dos servidores não ficou por aí. A governadora pela manhã iniciou a negociação com o Banco do Brasil para antecipação dos royalties da Petrobras. Ela ainda negociou com o novo superintendente do BB no Rio Grande do Norte, Antônio Carlos Servo, a gestão da folha de pagamento e os atrasos dos empréstimos consignados.

No final da noite outra notícia que trouxe um alento ao Governo que se inicia: o desembargador Expedito Ferreira autorizou a operação de crédito para antecipação dos royalties que estava suspensa por meio de uma liminar.
Depois de dias de agonia, a governadora pode comemorar uma vitória pela via do diálogo.
Blog do Barreto