Falha no sistema do Detran-RN expõe dados de todos os 70 milhões de brasileiros com CNH

Uma falha no sistema do Detran do Rio Grande do Norte abriu uma brecha para que os dados dos mais de 70 milhões de brasileiros com CNH pudessem ser acessados.

Os sistemas dos Detrans são interligados. Com a falha no Rio Grande do Norte, ficou possível acessar os outros dados.

Com isso, informações privadas de qualquer pessoa, como a do presidente da República, Jair Bolsonaro, ou personalidades como Xuxa, Eike Batista ou qualquer outra pessoa podem ser acessadas.

Com o acesso, visualizam-se dados pessoais como endereço residencial completo, telefone, operadora, dados da CNH (categoria, validade, emissão, restrição, registro), foto, RG, CPF, data de nascimento, sexo e idade.

O caso foi revelado pelo blog especializado em tecnologia Olhar Digital, que revela que a falha não foi corrigida.

A denúncia partiu de um pesquisador de segurança da informação, que explorou a falha por aproximadamente três meses.

O pesquisador, que contatou duas vezes o Departamento Nacional de Trânsito para notificar a falha, afirmou não ter obtido nenhum retorno do órgão.

Na semana passada, ao tentar acessar o site novamente, descobriu que a página que retornava com os dados não mostrava mais informações da ficha cadastral, mas continuava ativa e, assim, passível de ser acessada e explorada por algum invasor.

O Olhar Digital tentou, por diversas vezes, entrar em contato com o Detran-RN, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta. 

O site ilustrou sua matéria com dados obtidos sobre o presidente da República

NOTA DETRAN-RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) esclarece que, de imediato, a equipe técnica de Informática do órgão sanou a falha ocorrida em seu sistema.

Cabe ressaltar que os dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A Direção-Geral do Detran está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato ocorrido.